quarta-feira, 16 de março de 2011

Viver... Texto...

Tive meu sono interrompido por alguns pensamentos. Vou colocar entre aspas porque ainda estou tentando assimilar.
'Entendo uma palavra assimilo o texto.' - é acho que vou ter que desenvolver isso melhor.
Para tal tarefa creio que seja necessário traçar um paralelo entre a vida e o texto (escrito ou não).
Por vezes, ao ler um texto me deparo com sua síntese e a guardo em minha mente como sendo o próprio texto. O texto propriamente dito dificilmente é dado conta por minha mente, então levo dele uma ou mais palavras que servem como chave para dar sentido e acesso ao mesmo.
De igual  modo, não consigo dizer que conheço (de experimentar) todas as coisas pelas quais passei na vida. Sendo redundante, passar não nos torna conhecedores nada, somente o que fica em nós é que se caracteriza por  conhecimento.
Veja só:
- Do discurso de Martin Luther King Jr. no Lincoln Memorial em Washington, D.C. guardamos a célebre frase: I Have a Dream! E toda vez que falamos desse momento da história nossa mente nos traz à tona a frase e não o  discurso todo. Por maior que seja sua importância. Algumas palavras, gravadas em nossa mente, conseguem dar conta do peso de todo um discurso e não somente dele, mas também de toda a luta por traz dele. Não é a palavra em si, mas o valor que minha mente imputa sobre ela lhe concede tal poder.


- Da nossa infância certamente não lembramos tudo, nem todas as sensações pelas quais passamos. Mas a alegria de poder tomar um banho de chuva na rua, jamais será esquecida. Toda nossa infância se sintetiza então, nesse banho de chuva. Que ao ser mencionado nos remete a lembranças de toda uma época. Mais uma vez nossa mente concede poder a um pequeno elemento de simbolizar algo maior, mais profundo.


Cheguei então a essa conclusão, provavelmente inconclusa:
Não precisamos levar o Carpe Diem ao pé da letra, nem a preocupação pelo futuro. É importante deixar que a vida selecione aquilo que a faz ter algum valor.

Viver é Texto, Felicidade é Palavra!


P.S.: Eu disse que estava inconcluso.

6 comentários:

  1. Concordo plenamente minha querida. Viver a cada instante, segundos , minutos , horas sem se preocupar com o amanhã, vive o hoje o agora e se permitir ser envolvida pela magia da vida de cada dia.

    ResponderExcluir
  2. Amiga como é bom ouvi-la, espero que continues sempre assim, sensível aos outros.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. [...]"É importante deixar que a vida selecione aquilo que a faz ter algum valor."[...]

    Amiigaa,eu piro,piro mesmo!
    È sempre assim,nossas lembranças são rigorosamente selecionadas de maneira totalmente inconsciente,e tentar decidir sobre qual acontecimento vai nos marcar ou nao,é e sempre será impossível.Podemos então resumir em uma "consciência inconsciente".Consciente de que aconteceu,e inconsciente de que ficará marcado!
    Resta-nos então, que a vida,o cotidiano,os amigos,os amores,os 'desamores',as vontades,as saudades,os sonhos,os "besterõls",enfim,resta-nos deixar que eles,os personagens de nosso TEXTO se encarregue de selecionar as melhores PALAVRAS!
    ... E sim amiga, pra mim tudo isso também esta 'incluso',e sabe-se lá se haverá o dia em que não estará!
    Beijos e até a próxima e magnífica oportunidade!

    ResponderExcluir
  4. Caraca amiga vc escreve muito!!!!
    Use esse dom com mais frequência.

    ResponderExcluir
  5. Ameeii!!! "Viver é texto, felicidade é palavra"... Muito bom!!!

    Tyrza, adorei teu espaço!!! Muito feliz de te encontrar por aqui!! Voltarei sempre...
    Se quiser dar uma olhadinha... tb tenho um blog: prosaeversoentreamigos.blogspot.com

    Bjo grande!!!

    ResponderExcluir
  6. Ah!!!
    Obrigada, mas eu é que devo tecer elogios seu blog é uma verdadeira inspiração!!!
    bjos

    ResponderExcluir